Teste útil no diagnóstico sorológico e controle da dermatite herpetiforme e da doença celíaca.
Como a eliminação do Enterobius vermicularis pelas fezes pode ser errática, ou seja, não apresenta um calendário regular ou previsível, o exame parasitológico de fezes comum não costuma ser positivo para o verme ou seus ovos. Com este exame, somente 10% dos pacientes infectados conseguem ser diagnosticados, deve-se realizar a pesuisa pelo método de Grahan, no qual se usa uma fita adesiva na pele ao redor do ânus para que os ovos localizados nesta região adiram à fita. Estes ovos, então, são colocados sobre uma lâmina de vidro e visualizados sob um microscópio.
É a parte do Hemograma que analisa as células vermelhas, ou seja, permite o estudo dos eritrócitos. Seu estudo pode evidenciar alterações patológicas relacionadas ao sistema eritropoético, como por exemplo, eritrocitoses, eritremias e anemias.
Exame útil no diagnóstico diferencial das varias anemias e poliglobulias.
Exame útil no diagnóstico de um grupo heterogêneo de doenças genéticas que levam a manifestações principalmente neurológicas.
Exame utilizado para verificar a microbiota presente neste material.
Exame utilizado no auxilio diagnóstico de processos neoplásicos broncopulmonares, doenças alérgicas, infecciosas e parasitarias.
Exame útil no estudo da fertilidade e controle de vasectomia.
Exame utilizado par estimar a gordura presente em fezes de recém-nascidos.
Exame útil no diagnóstico e acompanhamento de crianças com suspeita de puberdade precoce e reposição hormonal.
O Estreptococo do grupo B de Lancefield ou Streptococcus agalactiae é um coco gram positivo, beta hemolítico, e um potencial agente causador de infecções neonatais que podem até evoluir para óbito. O risco de infecção em recém-nascidos está significativamente aumentado nos nascidos de mulheres colonizadas por este microorganismo nas regiões de vagina e reto que podem chegar até 10 a 30% das gestantes. Como prevenção destas infecções neonatais, é recomendada a cultura de material vaginal e retal das gestantes, para que possa ser realizada a quimioprofilaxia adequada.
Exame útil no acompanhamento de gestações de risco.
Exame utilizado para avaliar a função ovariana.